A política do Plano Real estudada a partir da combinação da proposta Larida com o ajuste fiscal

Tiago Camarinha Lopes

Resumo


Este artigo tem o objetivo de descrever o perfil da política do Plano Real ao analisar os ideais do projeto e suas realizações. O Plano de estabilização teve seu perfil político dominado pelo movimento neoliberal, condizente com a lógica mundial de valorização que impera no momento em que é posto em prática. Portanto, se por um lado a inflação foi controlada, por outro, o país continuou sem uma diretriz própria de desenvolvimento e crescimento. Nessa perspectiva, as propostas de controle fiscal tinham relação com o combate da inflação apenas de forma indireta. A conclusão é que o perfil político do plano de estabilização foi fortemente influenciado pelas pressões externas de controle de gastos públicos, de tal modo que o ajuste fiscal foi enfim combinado com a proposta Larida no plano implementado com sucesso no que se refere ao controle de preços.


Palavras-chave


Inflação. Plano Real. Política Econômica.

Texto completo:

PDF


Copyright: © 2014 EDIPUCRS

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.