Redes de inovação, inovação em redes e inovação aberta: um estudo bibliográfico e bibliométrico da procução científica no ENANPAD 2005-2009 sobre inovação associada a redes

Autores

  • Marcelo Rasera
  • Zandra Balbinot

Palavras-chave:

Inovação. Redes. Inovação Aberta.

Resumo

Este estudo investiga como o tema da inovação associada a redes vem sendo abordado no Brasil. Para tal, revisou artigos publicados nos Anais do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) para identificar os autores, as obras e os assuntos mais referenciados relacionados ao tema de inovação associada a redes. A motivação para este estudo nasce da percepção das diferentes abordagens identificadas na literatura para tratar o tema da inovação associada a redes. Como metodologia, utilizou-se pesquisa bibliográfica e bibliométrica. Por meio de buscas eletrônicas de expressões-chave relacionadas à inovação em redes, e posterior verificação do conteúdo, foram selecionados artigos nas edições de 2005 e 2009 do EnANPAD que abordavam assuntos relacionados à inovação associada a redes e que faziam referência a obras de autores relacionados a este tema. Os resultados apontam um crescimento da abordagem do tema Inovação Aberta, uma estabilização do tema Redes de Inovação e um declínio da abordagem do tema Inovação em Redes. O estudo indica que a expressão cunhada por Chesbrough, Inovação Aberta, passou a funcionar como um abrigo para conter os diversos assuntos relacionados à inovação associada a redes, antes dispersos.

Biografia do Autor

Marcelo Rasera

Moutora em Administração, Professora Adjunta do PPGA/PUCRS

Zandra Balbinot

PhD em Negócios Internacionais e Gestão da Tecnologia pela HEC – École des Hautes Études Commerciales de Montréal, Canada. Professora do PPGADM – Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Edição

Seção

Artigos