P&D, investimento em capital fixo e crescimento das empresas no Brasil

Luiz Alberto Esteves

Resumo


 

O objetivo deste artigo é avaliar o impacto da produção de conhecimento tecnológico das empresas brasileiras sobre sua acumulação de capital fixo. A hipótese do trabalho é que uma maior produção de conhecimento tecnológico, decorrente de maiores gastos em P&D, pode demandar das empresas uma expansão do capital fixo que viabilize a aplicação comercial deste novo conhecimento. A análise empírica é conduzida a partir de um banco de dados construído pelo IPEA, com informações de empresas e de seus respectivos trabalhadores, para o período de 1996-2003. A análise empírica é construída a partir de três procedimentos. Em primeiro lugar, a relação entre investimentos em P&D e capital fixo é conduzida a partir da análise de estatísticas descritivas. Em um segundo momento, utiliza-se modelagem econométrica para computar o efeito da inovação e do P&D sobre a acumulação de capital físico. Estes modelos econométricos são construídos a partir de um sistema de equações em uma estrutura semelhante à dos modelos CDM. O sistema emprega variáveis instrumentais para corrigir a simultaneidade entre investimentos em P&D e em capital fixo e propõe a correção do problema de seleção de painéis balanceados de empresas por meio de uma equação de sobrevivência. Em terceiro, as relações entre investimento em P&D e em capital fixo são exploradas através de análise contra factual, usando modelo de diferenças-em-diferenças. Todos os resultados corroboram a hipótese endereçada no trabalho.


Palavras-chave


Crescimento da Firma. Produção de Conhecimento. P&D. Inovação. Modelos de Equações Simultâneas.

Texto completo:

PDF (em inglês)


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS