Inovação tecnológica: análise da publicação científica de 2001 a 2010

Thiago Chieppe Zaguetto, Teresa Cristina Janes Carneiro

Resumo


A promoção do desenvolvimento científico sobre inovação tecnológica vem sendo incentivada por governos, empresas e instituições de pesquisa de todo o mundo. Entretanto, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, 2006), pouco se sabe ainda sobre o assunto. Sendo assim, este trabalho visa analisar quais foram as discussões promovidas sobre o tema no período de 2001 a 2010. Tal estudo identifica os assuntos que receberam maior atenção por parte dos pesquisadores do tema. Organizado na forma de uma pesquisa bibliométrica, foram selecionados para análise 170 artigos científicos dos periódicos científicos classificados com conceito “A” pelo sistema Qualis da CAPES. Foram identificados, com o apoio do software Alceste, dois principais eixos temáticos de discussão: um que analisa aspectos econômicos da inovação tecnológica com dois focos distintos, aspectos organizacionais estratégicos e aspectos ambientais e outro eixo que analisa os aspectos sociais, culturais e políticos da inovação tecnológica.

 


Palavras-chave


Inovação tecnológica. Produção científica. Bibliometria.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS