Diversidade no meio universitário: influência dos atributos comportamentais e demográficos no relacionamento e desempenho de alunos de graduação em Administração

Daniel Jardim Pardini, Cristiana Fernandes De Muylder, Bruno Medeiros Falcão

Resumo


Este estudo objetiva avaliar os efeitos dos atributos da diversidade no meio universitário, em especial, nas relações interpessoais e no desempenho acadêmico de estudantes universitários de uma instituição de ensino superior privada. No Brasil, o aumento do contingente de alunos de graduação motivado por programas do governo que beneficia pessoas de baixo poder aquisitivo e de cor negra e parda tem contribuído para aumentar a diversidade no ambiente universitário. Grande parte da literatura que aborda os impactos da diversidade em instituições de ensino superior é estadunidense e concentra-se basicamente em atributos étnicos e raciais. Com este trabalho, buscamos ampliar o conhecimento sobre as manifestações da diversidade no ambiente acadêmico incorporando atributos comportamentais (valores, crenças religiosas, preferência sexual e atividades de lazer) e demográficos (faixa etária, formação básica educacional e renda) no processo investigativo. Por meio de uma metodologia qualitativa e quantitativa são exploradas questões sobre a forma de como esses atributos afetam os resultados acadêmicos e quantificados os dados qualitativos para verificar a frequência das manifestações desses construtos. Pelos resultados é possível inferir que o aumento da heterogeneidade demográfica renda provoca mudanças nos hábitos de lazer e desempenho dos estudantes e favorece a diminuição de preconceitos relacionados à preferência sexual.


Palavras-chave


Diversidade. Atributos comportamentais e demográficos. Desempenho aca-

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS