Valoração Econômica dos Recursos Hídricosda Região de Pelotas

Carla Michele Custodio Corbeti, Augusto Mussi Alvim, Daniela Venske Dias

Resumo


O Saco do Laranjal está localizado no município de Pelotas, RS e faz parte da maior laguna do Brasil e segunda da América Latina: a Lagoa dos Patos. Contribui como meio de subsistência para inúmeras famílias através da pesca artesanal além de representar uma atração turística para a população de entorno. Dada a sua importância para a região, o presente estudo tem como objetivo valorar economicamente o Saco do Laranjal. Para tanto, o técnica utilizada foi o Método de Valoração Contingente, o qual consiste em captar o valor econômico de ativos ambientais através da aplicação de questionários. Uma amostra de 170 indivíduos foi questionada a cerca de sua disposição a pagar (DAP) pela conservação/preservação do ativo ambiental. Da população entrevistada, 91,77% estariam dispostos a pagar alguma quantia para que o ativo fosse conservado. A DAP média estimada foi de R$ 26,27 anuais, o que representa um valor econômico de uso total de R$ 8.194.409,01.

Palavras-chave


Saco do Laranjal, recurso natural, valor econômico. Disposição a pagar.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS