O Agronegócio Gaúcho na Perspectiva da Vantagem Competitiva Revelada (1996-2006)*

Autores

  • Adayr da Silva Ilha Universidade Federal de Santa Maria.
  • Rubia Cristina Wegner Universidade Estadual de Campinas.
  • Juliana Pavan Dornelles Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis

Palavras-chave:

Vantagem comparativa revelada. Agronegócio gaúcho. Especialização.

Resumo

Analisar a especialização e o nível de competitividade do agronegócio do Rio Grande do Sul nos mercados internacionais tomando por base a inserção do Brasil no exterior é o objetivo do presente trabalho. Os instrumentos para consecução do mesmo serão os índices de vantagem comparativa revelada, que permitem ordenar os setores pela magnitude do uso que fazem da dotação de fatores existente. A fonte de dados utilizada foi o sistema AliceWeb disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio sob a especificação de dois dígitos. Consideraram-se todos os produtos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) que pertencem à cadeia produtiva de uma matéria-prima agropecuária. Os capítulos concernentes são, portanto: 1 a 24; 41; 42; 44; 45; 47; 48 e 50 a 53. Os resultados encontrados corroboram a importância do agronegócio para o dinamismo comercial do estado, sendo os capítulos equivalentes à soja, carne e ao fumo aqueles para os quais há maior especialização.

Biografia do Autor

Adayr da Silva Ilha, Universidade Federal de Santa Maria.

Poutora em Administração, Professora Adjunta do PPGA/PUCRS

Rubia Cristina Wegner, Universidade Estadual de Campinas.

Mestranda do programa de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.

Juliana Pavan Dornelles, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos