A Estratégia de Especialização e Vantagem Competitivaem Ambientes Turbulentos Sob a Ótica da Teoria Ecológica

Mariângela Figueira de Mello Martins, Walter Bataglia

Resumo


No ambiente competitivo contemporâneo, as organizações enfrentam incertezas ampliadas devido não só a mudanças nelas próprias, mas também a forças emergentes de outros elementos sociais, como agentes econômicos, regulamentações e investidores. Diante desta realidade de crescente complexidade e instabilidade dos mercados, as teorias que entendem as organizações como sistemas abertos e, o ambiente, como fator determinante de sucesso ou fracasso, como a teoria ecológica, vem alcançando importância. Inserida na teoria ecológica, a Teoria de Tamanho do Nicho volta-se à estratégia organizacional, propondo que empresas especialistas com estrutura mais enxuta podem prevalecer sobre as generalistas, ao proporcionar condições para maior agilidade e eficiência conforme o grau de variabilidade do ambiente no tempo e no espaço e de granulosidade ou disponibilidade temporal e espacial dos produtos do ambiente. Em ambientes turbulentos, em específico, marcados por alto grau de variação nas condições de mercado, a estratégia de especialização poderia ser considerada mais adequada e promover vantagem competitiva. A partir da revisão de materiais acadêmicos que abordam a relação entre estratégia e vantagem competitiva e os conceitos relacionados, o presente estudo pretende explorar esta relação, destacando a oportunidade de se aproveitarem as condições proporcionadas por ambientes turbulentos através da especialização.

Palavras-chave


Ambiente. Turbulência. Estratégia. Especialização. Vantagem competitiva.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS