Comunicação nas Redes Sociais:um estudo com usuários das comunidades do Orkut

Durval Lucas dos Santos Júnior, Daielly Melina Nassif Mantovani

Resumo


As redes sociais são um fenômeno importante no estudo da interação no ciberespaço. Esses sistemas permitem interação e colaboração entre os usuários, construindo-se além de redes de contato, também conteúdo que pode ser aplicado no dia a dia do indivíduo. Realizou-se um survey em seis comunidades do ORKUT, com objetivo de se verificar a percepção do usuário a respeito da interação efetivada nas discussões da comunidade. Foram obtidos sete fatores que tratam da pró-atividade do usuário, percepção sobre a geração de conteúdo nas discussões da comunidade, percepção de relevância do conteúdo criado nas interações para o cotidiano e para a vida profissional ou escolar, projeção das relações virtuais para o ambiente off-line, avaliação do site ORKUT e a percepção sobre a possibilidade de criação de networking nas comunidades. A análise de cluster encontrou quatro grupos de usuários: o grupo um possui baixa interação, o grupo dois possui alta interação e projeção das relações virtuais para o presencial, o grupo três possui alta interação e maior percepção da relevância da comunidade para o contexto profissional e o grupo quatro possui interação mediana.

Palavras-chave


Redes sociais. Comunidades virtuais. Interação.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS