Investigação empiríca da perda máxima calculada pelo VaR: comparação do VaR Delta-Normal em períodos de crise sistêmica com as perdas ocorridas no IBOVESPA

Autores

  • Bruno Vinícius Ramos Fernandes Universidade de Brasília
  • Bruno Borges Cardozo Universidade de Brasília
  • Paulo Roberto Barbosa Lustosa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Risco. Value-at-Risk. Crise financeira. Perda máxima.

Resumo

 

Análise e conhecimentos dos riscos são partes fundamentais para qualquer instituição do mercado financeiro. Com a evolução da ciência, novas ferramentas vão sendo disponibilizadas para a mensuração do risco financeiro, dentre as mais utilizadas está o Value-at-Risk (Valor em risco ou VaR). Outro fator de risco que vem ocorrendo com frequência são as crises financeiras, ou sistêmicas, que alteram o comportamento do mercado. Tendo em vista a importância da ferramenta e sua variada metodologia de cálculo, este trabalho propõe verificar se o VaR consegue prever corretamente a perda máxima esperada, e sua relação com períodos em que houve ocorrência de crises sistêmicas. Os cálculos foram realizados para o período de janeiro/1996 a setembro/2009, tomando o Índice BOVESPA como ativo e utilizando o método VaR Delta-Normal. Com base nos resultados obtidos foi possível verificar, em períodos trimestrais e anuais, que o valor em risco não consegue prever corretamente a perda máxima esperada, especialmente em períodos de crise, onde apresentou maior margem de erro, pois a distribuição normal não modela os resultados dos extremos obtidos na amostra real.

Biografia do Autor

Bruno Vinícius Ramos Fernandes, Universidade de Brasília

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Mestre em Ciências Contábeis pela UnB (2008) tema de dissertação: bolhas de preços no mercado acionário brasileiro. Graduado em Ciências Contábeis pela UnB (2006). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília - UnB. Tutor do curso de Administração a distância da UnB. Ex-funcionário da Caixa Econômica Federal em Brasília e do Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro). Foi bolsista do CNPQ na graduação (PIBIC) e no mestrado, com artigos publicados no Congressos USP de Contabilidade e Controladoria, ENANPAD, ANPCONT e Congresso Brasileiro de Custos. Tem experiência na área de Contabilidade e Finanças com ênfase em capital de giro, análise de liquidez e projetos de investimento de capital, mercado financeiro e de capitais.

Bruno Borges Cardozo, Universidade de Brasília

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB. É funcionário da Caixa Econômica Federal em Brasília.

Paulo Roberto Barbosa Lustosa, Universidade de Brasília

Graduado em Engenharia Civil (FTESM, 1981) e doutor em Contabilidade e Controladoria (USP, 2001). Visiting Scholar (UIUC-USA), 1999-2000. Atualmente, é professor titular na UnB, Depto. de Ciências Contábeis e Atuariais, onde ingressou em 2002 e foi coordenador de graduação e chefe do departamento. Orientou ou orienta dezenas de pesquisas, nos níveis de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui vários trbalhos publicados em revistas especializadas e capítulos de livros didáticos, e participou de dezenas de congressos nacionais e internacionais. Acumula dezenas de participações em bancas para seleção de professores e alunos de mestrado e doutorado, e de defesas de tese, dissertação e tcc de especialização e graduação. Pesquisa nas seguintes áreas: controladoria, ênfase em gestão econômica e governança, e impacto da informação contábil sobre seus usuários. Antes de ingressar na academia, atuou profissionalmente como engenheiro civil na iniciativa privada e também foi servidor do Banco do Brasil, onde desempenhou várias funções.

Downloads

Publicado

2012-09-12

Edição

Seção

Artigos