Análise sobre a inovação no ambiente de trabalho de empresa de telecomunicações

Leonardo Rocha de Oliveira, Neusa Maria Francisco Mendel

Resumo


O atual contexto de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas tem levado organizações a enfrentarem o desafio permanente de adequação às novas demandas do mercado global, exigindo revisões e atualizações constantes no ambiente organizacional. A capacidade de inovar, como competência organizacional, tem papel estratégico para empresas que buscam vantagens competitivas sobre a concorrência. O objetivo deste trabalho é de analisar a percepção dos profissionais da área comercial de uma empresa de telecomunicações sobre a realidade de trabalho frente a fatores determinantes de inovação organizacional. O trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa exploratória para a elaboração do instrumento e descritiva com estudo de caso em empresa de telecomunicações, na qual foi analisada a opinião dos colaboradores sobre a presença e importância dos fatores determinantes de inovação organizacional na sua realidade de trabalho. Resultados do trabalho indicam que há uma moderada percepção sobre a presença e elevada percepção sobre a importância dos fatores determinantes da inovação organizacional presentes no instrumento de pesquisa. As conclusões indicam que o instrumento presente neste trabalho pode auxiliar empresas a identificar os fatores para priorizar investimentos para criar um ambiente propício à inovação.


Palavras-chave


Inovação nas organizações. Análise da inovação no ambiente de trabalho. Gestão da inovação.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS