Saneamento básico no estado de Roraima: situação atual e perspectivas

Autores

  • Rosangela Silva de Souza
  • Luciana Silva de Souza
  • Nali de Jesus de Souza
  • Luciano Monteiro do Amaral Governo do Estado de Roraima

Palavras-chave:

Saneamento básico. Abastecimento de água. Coleta de esgotos. Coleta de lixo.

Resumo

Este artigo como objetivo mostrar a situação atual do saneamento básico do Estado de Roraima, envolvendo abastecimento de água, coleta de esgoto e de lixo, comparando-se com a situação de outra cidades e Estados brasileiros. Constatou-se que 97% dos domicílios urbanos do Estado são abastecidos por água encanada e possuem coleta de lixo, superando a média nacional. Porém, a maior parte do lixo coletado é depositada a céu aberto, sem nenhum tratamento. Os resultados são ruins em relação à coleta de esgoto, serviços encontrados em apenas 17,3% dos domicílios urbanos do Estado, contra 68,7% para a média brasileira. Em Roraima, 80% dos esgotos escoam para fossas sépticas, sendo quase 3% para outras formas bem menos higiênicas. Em nível estadual, já existem recursos disponíveis para a universalização dos serviços de abastecimento de água e aumento da rede de esgoto sanitário. Entretanto, os recursos destinados aos investimentos neste último serviço ainda não é suficiente para atender a toda a população urbana do Estado de Roraima.

Biografia do Autor

Rosangela Silva de Souza

Consultora Independente. Mestre em Economia pela UFRGS (Desenvolvimento e Integração Econômica). Especialista micro e pequenas empresas.

Luciana Silva de Souza

Consultora Independente. Mestre em Economia pela UFRGS (Desenvolvimento e Integração Econômica). Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável e Políticas Públicas.

Nali de Jesus de Souza

Coutor em Economia pela Universidade de São Paulo Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS Editor gerente da Revista Análise da PUCRS

Luciano Monteiro do Amaral, Governo do Estado de Roraima

Mestre em Economia pela UFRGS (Desenvolvimento e Integração Econômica). Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2011-09-12

Edição

Seção

Artigos