Implicações e consequências da deficiência de infraestrutura de armazenamento de maçã em Santa Catarina

Autores

  • Silvio Antonio Ferraz Cario UFSC
  • Fernando Seabra UFSC
  • José Antonio Nicolau UFSC
  • Flávio José Simioni UDESC
  • Cleiton Bittencourt UFSC

Palavras-chave:

Maçã. Cadeia produtiva. Armazenamento. Preços. Cooperativa.

Resumo

A produção de maçã em Santa Catarina tem apresentado maiores taxas de crescimento na região serrana do Estado. Contudo, os investimentos em câmaras frias para conservação da fruta não tem acompanhado a evolução da produção, agravando o déficit da capacidade de armazenamento na região. Para avaliar o impacto da deficiência de infraestrutura de armazenamento, o artigo descreve a evolução da produção nos dois polos produtivos (Fraiburgo e São Joaquim), da capacidade de armazenamento e dos preços pagos ao produtor e no atacado. Como resultado, tem-se verificado uma significativa queda dos preços da maçã no período da safra, comprometendo a rentabilidade dos produtores, sobretudo àqueles que não estão organizados em cooperativas ou através de contratos de entrega do produto com empresas. A partir da análise desta problemática e suas consequências, finaliza-se o artigo propondo a organização dos produtores através de cooperativas, com vistas a obter condições de acesso à infraestrutura de classificação e armazenamento da produção de maçã.

Biografia do Autor

Silvio Antonio Ferraz Cario, UFSC

Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Universitário , Bairro Trindade - 88010-970 Florianópolis (SC)

Fernando Seabra, UFSC

Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Universitário , Bairro Trindade - 88010-970 Florianópolis (SC)

José Antonio Nicolau, UFSC

Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Universitário , Bairro Trindade - 88010-970 Florianópolis (SC)

Flávio José Simioni, UDESC

Professor do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Rua Benjamin Constant, 84E - Chapecó - SC CEP 89.802-200

Cleiton Bittencourt, UFSC

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Universitário - Florianópolis (SC) Av. Gomes Freire, 558. Apto. 811 - Lapa/Centro.

Referências

ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE MAÇÃ E PERA DE SANTA CATARINA – AMAP. Dados sobre maçã. Mensagem de: , em: 16 set. 2013.

BANCO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL – BRDE. Cadeia produtiva da maçã: produção, armazenagem, comercialização, industrialização e apoio do BRDE na região sul do Brasil. Porto Alegre, 2005. Disponível em: <http://www.brde.com.br>. Acesso em: dez. 2008.

BITTENCOURT, C. C. Panorama da cadeia da maçã no estado de Santa Catarina: uma abordagem a partir dos segmentos da produção e de packing house. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

BITTENCOURT, C. C.; MATTEI, L. F.; SANT’ANNA, P.R. de; et al. A cadeia produtiva da maçã em Santa Catarina: competitividade segundo produção e packing house. Revista de Administração Pública [online], v. 45, n. 4, p. 1199-1222, 2011.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abaste-

cimento. Cadeia produtiva de frutas. BUAINAIN, A. M.; BATALHA, M. O. (Coord.). Brasília: IICA/MAPA/SPA, 2007.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abaste-

cimento. Instrução Normativa nº 5, de 9 de fevereiro de 2006. Disponível em: <http://www.codapar.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/MacaIN052006.pdf>. Acesso em: 17 set. 2013.

CÁRIO, S. A. F.; SEABRA, F.; NICOLAU, J. A.; SIMIONI, F. J.; BITTENCOURT, C. C. Estudo de viabilidade econômica para implantação de sistema de armazenagem e classificação de maçã em Santa Catarina. Revista de Economia e Agronegócio, v. 10, n. 1, p. 89-108, 2012.

CARVALHO, V. R. F. Cadeia produtiva da maçã no Brasil: limitações e potencialidades. Porto Alegre: BRDE, 2011. Disponível em: <http://www.brde.com.br/media/brde.com.br/doc/estudos_e_pub/NT%202011-04%20Maca.pdf> Acesso em: 30 set. 2013.

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA (EPAGRI). Adequação da estrutura de armazenagem de maçãs na Região de São Joaquim. São Joaquim: Epagri, 2008. (mimeo).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Banco de dados agregados – sistema IBGE de recuperação automática (SIDRA). Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?c=1613&z=p&o=18>. Acesso em: 03 set. 2013.

MASSIGNAM, A. M.; PANDOLFO, C.; HAMMES, L. A.; PEREIRA, E. S. Probabilidade de ocorrência do total anual

de horas de frio (HF<7,2ºC) em Santa Catarina. Revista Brasileira de Agrometeorologia, v. 14, n. 3, p. 301-308, 2006.

PEREIRA, L. B.; SIMIONI, F.; CÁRIO, S. A. F. Evolução da produção de maçã em Santa Catarina: novas estraté-

gias em busca da competitividade. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE

BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 44., 2006, Fortaleza. Anais... Fortaleza: SOBER, 2006.

Downloads

Publicado

2015-04-10

Edição

Seção

Artigos