Desenvolvimento humano do município de Boa Vista, RR

Autores

  • Luciana Silva de Souza UFRR
  • Haroldo Eurico Amoras dos Santos UFRR, Governo do Estado de RR
  • Romina Batista de Lucena de Souza UFRGS

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano. Bem-estar social. Políticas públicas.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento humano no Município de Boa Vista, Estado de Roraima, identificando a evolução ocorrida em função de investimentos realizados, principalmente nas áreas de educação e saúde. Para este estudo, será utilizado o indicador de desenvolvimento humano municipal, composto por três índices: educação, longevidade e renda. Procura-se identificar qual dessas três variáveis que compõem o IDH-M melhor explica as variações deste índice em Boa Vista. Utilizam-se como base de dados e método de comparação os censos de 1991 e 2000, bem como as ações das polícias públicas aplicadas nesse período. Conclui-se que a educação foi a variável que melhor explicou a evolução do IDH-M de Boa Vista, seguida da variável longevidade e da variável renda. Esta última tende a decrescer com a chegada de imigrantes de áreas deprimidas do interior ou de outros Estados.

Biografia do Autor

Luciana Silva de Souza, UFRR

Economista. Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável e Políticas Públicas. Mestranda em Economia pela UFRGS/UFRR.

Haroldo Eurico Amoras dos Santos, UFRR, Governo do Estado de RR

Mestre em Economia pela UFRGS e Doutorando em Relações Internacionais pela UNB. Secretário Estadual de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima. Professor do Departamento de Economia da UFRR.

Romina Batista de Lucena de Souza, UFRGS

Professora do Departamento de Contabilidade da UFRGS Doutora em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS

Downloads

Publicado

2009-08-27

Edição

Seção

Artigos