A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo

Autores

  • Daniel Garcia Haro PUCRS
  • Roberto Lima Ruas UFRGS

Palavras-chave:

L23, Organization of Production. O15, Human Resources, Human Development, Income Distribution, Migration. O31, Innovation and Invention, Processes and Incentives.

Resumo

O presente artigo trata das contribuições dos processos de aprendizagem organizacional no ambiente fabril, com base em pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso múltiplo, desenvolvida em três organizações produtivas do segmento automobilístico. O foco principal da pesquisa foi identificar, analisar e sistematizar processos de aprendizagem dentre as atividades e práticas de produção realizadas nas três empresas, com base na percepção de gestores, operadores e facilitadores dessas unidades, sustentado por instrumentos de coleta de dados como entrevistas, pesquisa a documentos e observação direta. Dentre os principais resultados da pesquisa destacamos, em primeiro lugar, as evidências de diferentes tipos de processos de aprendizagem que ocorrem nesses ambientes, alguns deles contribuindo de maneira significativa para o desempenho operacional dessas empresas; segundo, que os atores desses ambientes não exploram devidamente o potencial desses processos de aprendizagem, pois não apresentam preparação conceitual e metodológica para tal empreendimento; finalmente, que a apropriação e difusão de processos de aprendizagem no campo das operações de produção, assim como suas dificuldades principais, estão diretamente vinculados ao ambiente e a cultura da organização.

Biografia do Autor

Daniel Garcia Haro, PUCRS

Doutor em administração. Professor da FACE (Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia) da PUCRS. Ministra as disciplinas de Administração de Operações e Administração da Produção I e II.

Roberto Lima Ruas, UFRGS

Doutor em Economia com pós-doutorado em Administração. Professor do PPGA (Programa de Pós-graduação em Administração) da Escola de Administração da UFRGS.

Downloads

Publicado

2009-08-27

Edição

Seção

Artigos