Divisão regional do desenvolvimento humano no Mato Grosso do Sul: uma aplicação da análise de cluster

Tiago Farias Sobel, André Luiz P. Muniz, Ecio de Farias Costa

Resumo


Com um caráter exploratório, este trabalho tem como objetivo identificar detalhadamente a divisão regional do desenvolvimento humano dentro do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir dos dados do Atlas de Desenvolvimento Humano, utilizando-se o método denominado de análise de cluster. Neste sentido, foi possível delinear os principais aspectos regionais do desenvolvimento humano sul-mato-grossense. De um modo geral, observou-se que os municípios situados no Oeste do Estado se encontram em pior situação, com destaque negativo para aqueles localizados nas mesorregiões do Sudoeste e no Pantanal. Por outro lado, o Leste do Mato Grosso do Sul pode ser considerada a mesorregião mais desenvolvida do Estado, seguida pelo Centro Norte.

Palavras-chave


R10 - General Regional Economics ; I31 - General Welfare

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS