A fronteira de escolha da composição da dívida mobiliária sob a hipótese do pecado original

Autores

  • Frederico Araujo Turolla Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Orlando Assunção Fernandes Escola Superior de Propaganda e Markenting
  • Erika Roberta Monteiro Pezco Pesquisa & Consultoria

Palavras-chave:

Dívida pública mobiliária. Pecado original. Fronteira da dívida mobiliária.

Resumo

Este artigo parte da hipótese do chamado “pecado original” como limitador da melhoria da composição da dívida mobiliária e propõe a existência de uma fronteira de escolha do gestor entre o prazo e a proporção prefixada. A qualidade da escolha resultante pode ser medida pelo Índice de Composição da Dívida Mobiliária (ICDM), que é formado pelos atributos prazo e parcela prefixada, relativamente à dívida referencial, que é a dos EUA. Com base nesse ferramental analítico, são discutidos os principais casos da experiência brasileira de indexação e escolha de prazos da dívida mobiliária. Entre estes, são relevantes: o impulso inicial com a introdução da correção monetária; a introdução dos prefixados curtos; a prefixação da correção; a introdução da correção financeira; a reintrodução de prefixados; o caso dos títulos indexados à inflação; os novos prefixados com cupom; e a dívida cambial doméstica. As conclusões apontam para o fato de que o gestor da dívida deve tomar os deslocamentos paralelos da fronteira como exógenos, enquanto sua estratégia deve ser baseada na identificação de oportunidades de deslocamentos não-paralelos da fronteira a partir de criação de instrumentos ou intensificação da oferta de certos tipos de instrumentos que atendam a demandas específicas dos agentes da economia.

Biografia do Autor

Frederico Araujo Turolla, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Economista, com bacharelado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1999), intercâmbio em International Economics and Finance pela Brandeis University (1997) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Atualmente é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão Internacional (NEGI) da ESPM. Também leciona cursos de graduação e MBA na Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, conjuntura econômica, regulação, telecomunicações, saneamento básico, transporte aéreo e outros.

Orlando Assunção Fernandes, Escola Superior de Propaganda e Markenting

Graduado em Ciências Econômicas (1995), Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorando em Teoria Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Ex-Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da FAEC/FOC, atualmente é Professor de Economia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP) e da Faculdade de Economia e de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Erika Roberta Monteiro, Pezco Pesquisa & Consultoria

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e consultora da Pezco Pesquisa & Consultoria.

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Publicado

2011-09-12

Edição

Seção

Artigos