Monitoramento de informações estratégicas em pequenas empresas: um estudo em hotéis de pequeno porte do Vale do Itajaí-SC

Autores

  • Éverton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo/UNIVALI
  • Anete Alberton Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo/UNIVALI
  • Luana Devechiati Rodrigues dos Santos Universidade do Vale do Itajaí

Resumo

Este trabalho pretende contribuir para o conhecimento das práticas de gestão das pequenas empresas do ramo hoteleiro ao estudar o monitoramento de informações estratégicas do ambiente externo nestas organizações. A relevância da pesquisa situa-se no fato dos estudos em pequenas empresas hoteleiras serem incipientes no Brasil e, especialmente, de que pouco se tem feito para conhecer o processo de monitoramento ambiental nas organizações deste importante setor da economia. A pesquisa caracterizase por ser um estudo exploratório, de corte transversal, do tipo levantamento ou survey, com envio de questionários auto-administrados. Dentre os resultados, destaca-se que os hotéis de pequeno porte pesquisados privilegiam alguns tipos de informação enquanto outras são negligenciadas no processo de monitoramento e que, de forma geral, adotam sistemas poucos estruturados de monitoramento do ambiente. Palavras-chave: Monitoramento do ambiente. Pequenas empresas. Informações. Estratégicas. Hotéis.

Biografia do Autor

Éverton Luis Pellizzaro de Lorenzi Cancellier, Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo/UNIVALI

Doutor, mestre e graduado em Administração, é professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do itajaí.

Anete Alberton, Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo/UNIVALI

Doutora e mestre em Engenharia de Produação, graduada em Administração é professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do itajaí.

Luana Devechiati Rodrigues dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí

Graduanda em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2008-03-05

Edição

Seção

Artigos