Diagnóstico de gestão otimizada do sistema de resíduos sólidos domésticos e comerciais do Município de Taquara, RS

Roberto Harb Naime, Paulo Roberto Von Mengden

Resumo


Estudam-se a disposição institucional e as práticas operacionais sobre os resíduos sólidos domiciliares e comerciais do Município de Taquara (RS), levantando-se em conta os atores sociais envolvidos, de modo especial os catadores. Com base nos dados da Prefeitura Municipal de Taquara, para 2004 e 2005, estabeleceram-se as quantidades de resíduos domiciliares e comerciais gerados, coletados e encaminhados ao destino final, calculando-se o potencial econômico dos materiais recicláveis contidos no resíduo total, com base nos preços de março de 2006. O resultado da pesquisa indicou uma geração média mensal de 550 t de resíduos, sendo 100 t potencialmente recicláveis. O valor desse material atinge R$ 14 mil mensais. Sob a ótica gerencial, econômica e ambiental, propõem-se alternativas visando a otimização da reciclagem e melhores condições de trabalho e renda para os catadores, além do ajustamento das práticas públicas à legislação, com economia de custos para a administração pública.
Palavras-chave: Resíduos sólidos. Valor econômico. Otimização.

Palavras-chave


resíduos sólidos, valor econômico, otimização

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS