Do ensino de técnicas comerciais ao ensino de Economia em Santa Catarina

João Rogério Sanson, José Antônio Nicolau

Resumo



Este artigo tem por objetivo apresentar retrospecto histórico do ensino de Economia
em Santa Catarina, destacando a trajetória do curso atualmente oferecido na Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Inicialmente, são buscadas as raízes do
ensino de Economia no Brasil nos séculos XIX e XX, além das primeiras referências no século
XVIII em Portugal. O estudo mostra, em seguida, que o Curso de Ciências Econômicas, criado
em 1943 com o nome de Curso Superior de Administração e Finanças, teve origem no ensino de
técnicas comerciais ministrado pela Academia de Comércio de Santa Catarina, instituição
criada em 1935 e sucessora de escolas comerciais de ensino médio, sendo o ano de 1917 a
referência mais antiga. A Faculdade de Ciências Econômicas, nascida no interior da Academia
de Comércio, foi uma das entidades fundadoras da UFSC, em 1960. Porém, desde a reforma do
ensino comercial de 1945, o curso desvinculou-se do ensino prático para tornar-se um curso
orientado para a Economia como ciência.

Palavras-chave – Ensino de economia. Ensino comercial. Universidade Federal de Santa
Catarina.

Abstract

This article presents the history of economics teaching in the Santa Catarina state,
with emphasis on the course currently offered by the Federal University of Santa Catarina
(UFSC), in the capital city of Florianópolis. Initially, the article looks for the origins of this kind of
teaching in Brazil during the nineteenth and twentieth centuries, with reference to the commercial
education in Portugal during the eighteenth century. It then shows that the economic
sciences course, established in 1943 with the name of Superior Course of Administration and
Finance, originated from the commercial training offered by the Academy of Commerce of Santa
Catarina, which was introduced in 1935 and succeeded other commercial high schools whose
older reference is from 1917. The Faculty of Economic Sciences was one of the founding entities
of UFSC in 1960. However, since the 1945 reform of the Brazilian commercial education, the
economics course became oriented towards economics as a science.

Key words – Economics teaching. Commercial education. UFSC.

JEL Classification – A2, Economics Education and Teaching of Economics. I21, Analysis of
Education. N36, Economic History: Education, Health, Income and Wealth: Latin America.

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS