Formação de estratégia em empresas de transporte

Autores

  • Luana Fleck
  • Gabriela Cardozo Ferreira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de definição da estratégia em empresas de transporte intermunicipal de passageiros do Rio Grande do Sul, sob enfoque das etapas da tomada de decisão, e da caracterização dos elementos que condicionam este processo. Para este estudo, seguiu-se uma orientação qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso em duas empresas. Como principais resultados podem ser citados as implicações do uso de metodologias administrativas na Empresa “A”, as características informais da tomada de decisão na Empresa “B” e os aspectos da regulamentação setorial.
Palavras-chave: Estratégia. Tomada de decisão. Condicionantes da estratégia.
Abstract
The present work aims to analyze the process of strategy definition in intercity passengers transportation companies of Rio Grande do Sul, focusing on the steps of strategic decision and all the aspects that influenciate this process. The development of this study was based on Qualitative Orientation and Case Study methods, using two transportation companies. As main results can be mentioned the reflects of the usage of administrative methodologies in company “A”, the informal characteristics on decision making in company “B”, emergent and deliberated aspects from the strategy, as well as the aspects of sector regulation.
Key words: Strategy. Decision making. Elements that influence the strategy.
JEL Classification: M1 – Business Administration. M11 – Production Management. M13 – Entrepreneurship.

Downloads

Publicado

2006-09-18

Edição

Seção

Artigos