Levantamento de necessidades de treinamento: reflexões atuais

Autores

  • Pedro Paulo Murce Meneses UNIEURO
  • Thaís Zerbini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)

Palavras-chave:

Treinamento e Desenvolvimento, Levantamento de Necessidades, Mapeamento de Competências

Resumo

Tradicionalmente, o processo de diagnóstico de necessidades de treinamento visa à identificação de lacunas das competências requeridas para um desempenho humano adequado no trabalho. Apesar de as prescrições teórico-metodológicas, desde há 30 anos, enfatizarem a importância de análises mais abrangentes como forma de se articular necessidades organizacionais e individuais, a prática usual se consolida em uma perspectiva que apenas considera objetivos e interesses estabelecidos no nível individual, mas não de grupos e organizacional. Neste cenário, o conceito de competência aproxima-se ao da qualificação, composto por conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao cumprimento de tarefas pré-estabelecidas. O problema é que nem sempre as necessidades diagnosticadas vinculam-se ao negócio organizacional. Assim, é preciso também, na área de treinamento e desenvolvimento, que o conceito contemple resultados, produtos ou entregas na identificação das necessidades de treinamento. O presente artigo visa, portanto, discutir as implicações metodológicas da extensão do conceito de competência no processo de levantamento de necessidades de treinamento.

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Publicado

2010-05-26

Edição

Seção

Artigos