Qualificação profissional a distância: ambiente de estudo e procedimentos de interação: validação de uma escala

Autores

  • Thaís Zerbini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
  • Gardênia Abbad Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Treinamento a Distância, Qualificação Profissional, Ambiente de Estudo, Procedimentos de Interação

Resumo

Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância ainda são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento de Ambiente de Estudo e Procedimentos de Interação. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada na metade do curso por meio de questionário digitalizado. Os itens do instrumento foram associados a uma escala do tipo Likert, de 11 pontos (0 – Dificultou muito minha participação no curso e 10 – Não dificultou minha permanência no curso), que mede a opinião do participante sobre o quanto os aspectos descritos dificultaram a permanência no curso. Foram realizadas análises de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF – Principal Axis Factoring) e de consistência interna (Alpha de Cronbach). Após a validação estatística, três fatores foram obtidos: Contexto de estudo, 8 itens (α = 0,85) e cargas fatoriais variando de 0,44 a 0,84; Custos Pessoais e Profissionais, 5 itens, α = 0,84, e cargas fatoriais variando de -0,35 a -0,95; Ferramentas de interação, 5 itens, α = 0,83, com cargas fatoriais variando de -0,31 a -0,92. Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável. Palavras-chave: Treinamento a distância. Qualificação profissional. Ambiente de estudo. Procedimentos de interação.

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Publicado

2008-10-15

Edição

Seção

Artigos