O poder dos vínculos fracos: as estratégias dos conectores na dinâmica do capitalismo em rede

Autores

  • Jandir Pauli Faculdade Meridional (IMED)
  • Carlos Costa Faculdade Meridional

Palavras-chave:

Redes. Enraizamento. Conexionismo. Sociologia econômica.

Resumo

Nas últimas décadas a sociologia econômica vem protagonizando debates sobre a utilização do conceito de rede na análise das relações econômicas. Destacam-se a proposição do conceito de "enraizamento" de Mark Granovetter (1973; 1985) e a noção de "conexionismo" defendida por Luc Boltanski (1999). Enquanto Granovetter propõe o conceito como ferramenta analítica para percepção do relacionamento entre agentes que se valem de elos fracos no tecido social para estabelecerem novas conexões e oportunidades de atuação, a crítica de Boltanski salienta que o capitalismo, no contexto conexionista, ressignifica a exploração na medida em que organiza os indivíduos em uma rede fluída dividida entre conectores dotados de mobilidade e os que estão sob a constante tensão da desconexão pela ação destes conectores. Este ensaio discute o alcance teórico destas perspectivas na medida em que se vale da categoria de rede para articular a ação de agentes e instituições na explicação na dimensão social das ações econômicas.

Biografia do Autor

Jandir Pauli, Faculdade Meridional (IMED)

Doutor em Sociologia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mestre em Sociologia pela UFRGS (2006), Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998) e Bacharelado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Berthier (1997). Dedica-se à docência universitária desde 2005 quando iniciou suas atividades na Universidade de Passo Fundo (UPF) e Faculdades IDEAU. Desde 2006 é professor na Faculdade Meridional (IMED). Nesta instituição coordenou a Escola de Gestão Pública (2007-2010), exercendo as funções de Coordenador da Especialização em Gestão Pública, do Curso de Tecnologia em Gestão Pública e do Observatório de Políticas Públicas. Entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011 licenciou-se para realização de um estágio doutoral (Programa PDEE-CAPES) na Université Sorbonne (Paris IV), França, sob a orientação do Prof. Dr. Philippe Steiner. Como pesquisador, atua nas linhas de pesquisas: Trabalho nas sociedades contemporâneas (CNPq/PPGS-UFRGS) e Estudos organizacionais contemporâneos (IMED). É também pesquisador do RILESS: Red de Investigadores Latinoamericanos de Economía Social y Solidária. Em suas pesquisas desenvolve temas como: comportamento organizacional, trabalho e identidade social, cooperativismo, associativismo e economia solidária, significado social do dinheiro e dimensão social dos mercados.

Carlos Costa, Faculdade Meridional

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Plant Science - Mcgill University, Canada e MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas-RJ. Atualmente é professor de Estatistica e Experimentação Agrícola, Metodologia da Pesquisa Científica e Empreendedorismo no Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - Faculdade IDEAU. É professor da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Administração, da Faculdade Meridional - IMED. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atua principalmente nos seguintes temas: Morfologia e arquitetura do sistema radicular por meio de imagens digitais, arquitetura do dossel, absorção, uso e utilização de nitrogênio, interceptação da radiação solar pela comunidade vegetal, estatística aplicada (utilização de software para análises estatísticas) e Metodologia da Pesquisa Científica.

Downloads

Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

Artigos