Aplicação da semiótica na investigação do posicionamento percebido: um estudo no setor de materiais de construção

Autores

  • Cassiana Maris Lima Cruz UPF
  • Janine Fleith de Medeiros UPF
  • Aline Mara Meurer UPF

Palavras-chave:

Posicionamento percebido. Semiótica. Materiais de construção.

Resumo

O presente estudo analisa, através da utilização da semiótica, o posicionamento percebido frente à oferta praticada por distintas marcas que competem no varejo de materiais de construção em uma cidade do RS. Assim sendo, três grupos de ícones metafóricos (sapatos, automóveis e animais) foram estabelecidos como signos, aos quais os sujeitos da amostra relacionaram as seis marcas de lojas cujo posicionamento se estava investigando. A partir disso, um interpretante dinâmico foi gerado, através do qual foi possível identificar um interpretante final e, por fim, o posicionamento percebido. Como principais resultados, o estudo proporcionou um mapeamento do mercado de materiais de construção da cidade foco, identificando as associações que constituem as distintas imagens das ofertas na mente dos consumidores. Destaca-se que a ciência semiótica é relevante para o acesso de pesquisadores a elementos disfarçados pela racionalidade junto aos consumidores, sendo necessário que estudos quantitativos também sejam desenvolvidos observando a metodologia de análise proposta por Peirce (SANTAELLA, 2008).

Biografia do Autor

Cassiana Maris Lima Cruz, UPF

Doutor em Comunicação pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

Janine Fleith de Medeiros, UPF

Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

Aline Mara Meurer, UPF

Mestre em Administração pela PUCRS. Professor pesquisador da UPF.

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Publicado

2015-04-10

Edição

Seção

Artigos