Análise do uso do Portal de Periódicos da CAPES em uma IES sob perspectiva institucional

Gabriela Viale Pereira, Marie Anne Macadar, Grace Vieira Becker

Resumo


O uso da Tecnologia de Informação (TI) nos governos acarretou a melhoria da prestação de serviços à sociedade, proporcionando maior acesso à informação pública e ampliação do relacionamento entre cidadãos e estado. O e-Serviço, que consiste na utilização de tecnologias para prestação de serviços públicos, permite a melhoria do acesso e entrega de serviços aumentando a vantagem competitiva das organizações usuárias. A forma como esses serviços são disseminados no ambiente institucional pode ser explicada pela Teoria Institucional, que postula que as ações organizacionais estão relacionadas com o contexto institucional das organizações. Assim, o presente artigo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a influência dos fatores institucionais na adoção de e-Serviços públicos no ambiente organizacional das IES? Para tanto, utilizou-se como objeto de análise o Portal de Periódicos da CAPES que consiste em um e-Serviço oferecido às instituições de pesquisa por uma instituição reconhecida no ambiente organizacional das IES. O método de pesquisa foi o estudo de caso único em uma IES privada da Região Sul do país. Através da elaboração de um quadro teórico-conceitual, que guiou a análise, concluiu-se que a IES em questão foi influenciada por pressões institucionais para adoção do e-Serviço.


Palavras-chave


e-Serviço. Teoria Institucional. Portal de Periódicos da CAPES. Instituições de Ensino Superior (IES).

Texto completo:

PDF


ISSN-L: 1516-2680
e-ISSN:
1980-6302


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. *Disponibilidade para depósito: Azul.

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS