Educação para todos: utopia ou realidade? Uma análise a partir de estudo multicasos em Porto Alegre

Autores

  • Thamires Mielle Borba PPGCS- PUCRS

Palavras-chave:

Educação, Desigualdade, Capital, Estado

Resumo

Este artigo apresenta como tema central a universalização da educação básica na sociedade brasileira, considerando que um dos maiores dilemas da sociedade moderna é compreender a produção e reprodução da desigualdade, por múltiplas formas, num sistema que subordina os valores humanos à lógica do capital. A partir de um estudo realizado com estudantes da rede pública em Porto Alegre no ano de 2013, que problematizou os aspectos que determinam a natureza e o desenvolvimento de políticas públicas sociais como Educação para Todos, percebeu-se que iniciativas como estas ainda são insuficientes para garantir a permanência e qualidade da escolaridade oferecida na rede pública.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Borba, T. M. (2018). Educação para todos: utopia ou realidade? Uma análise a partir de estudo multicasos em Porto Alegre. Conversas & Controvérsias, 3(1), 44–59. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/23663

Edição

Seção

Dossiê - Educação em debate