Estado da arte: dez anos de Grupos de Trabalho (GTs) sobre ensino de Sociologia no Congresso Brasileiro de Sociologia (2005-2015)

Autores

  • Joana Elisa Röwer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.3.24754

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia. Educação básica. Estado da arte. Congresso Brasileiro de Sociologia.

Resumo

O presente trabalho apresenta um levantamento das produções científicas sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio apresentadas no Congresso Brasileiro de Sociologia (CBS) da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), durante os anos de 2005 a 2015, perfazendo dez anos de discussões sistemáticas e contínuas sobre o ensino de Sociologia na escola. Os aspectos analisados versaram sobre:  1) o desenvolvimento quantitativo; (2) as temáticas pesquisadas; (3) o caráter metodológico e as bases teóricas; (4) os atores e as instituições envolvidas no interesse acadêmico-profissional sobre o ensino de Sociologia na educação básica. Considera-se a configuração de redes humanas de pesquisadores e de um eixo regionalizado de produção e difusão das pesquisas, e que o aumento quantitativo contribui de forma significativa no desenvolvimento qualitativo das pesquisas e da construção do conhecimento sobre a temática do ensino de Sociologia na escola básica.

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Biografia do Autor

Joana Elisa Röwer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (2016); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2009); Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2002); Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente é Professora de Ensino Superior. Já atuou na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino médio, sociologia, formação docente, ensino de sociologia e Pesquisa (Auto)biográfica. Associada a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph) e a Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação (ANNHIVIF). 

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Publicado

2016-11-28

Como Citar

Röwer, J. E. (2016). Estado da arte: dez anos de Grupos de Trabalho (GTs) sobre ensino de Sociologia no Congresso Brasileiro de Sociologia (2005-2015). Civitas: Revista De Ciências Sociais, 16(3), e126-e147. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2016.3.24754