O choque político do ano: a imprensa e a eleição de Celso Pitta para a prefeitura de São Paulo de 1996

Autores

  • Cloves Luiz Pereira Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2008.2.4763

Palavras-chave:

Gênero, raça e política, Eleições, Campanhas políticas, Estratégias retóricas, Candidatos negros

Resumo

A eleição do economista carioca Celso Pitta materializou, segundo os principais veículos da imprensa brasileira, “o choque político do ano” em 1996, ao ganhar a prefeitura de São Paulo. Se considerarmos a importância do cargo e o ineditismo da vitória, dado que ainda são raros os casos de políticos negros que conquistaram as cadeiras de prefeito de grandes cidades no Brasil, é compreensível que a eleição de Pitta tenha se tornado um fato político e jornalístico tão relevante. Este artigo analisa o tratamento que os jornais a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo concederam as campanhas de Celso Pitta e Luiza Erundina, candidatos finalistas na eleição à prefeitura de São Paulo de 1996. Além de apontar o padrão de cobertura dos dois principais jornais paulistas na eleição que levou ao poder o primeiro político negro nessa cidade, este trabalho discute a influência das representações raciais e de gênero na retórica desses jornais, na construção das imagens dos candidatos e na decisão do voto nesse pleito. Palavras-chave: Gênero, raça e política; Eleições; Campanhas políticas; Estratégias retóricas; Candidatos negros

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Publicado

2009-01-20

Como Citar

Oliveira, C. L. P. (2009). O choque político do ano: a imprensa e a eleição de Celso Pitta para a prefeitura de São Paulo de 1996. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 8(2), 258–282. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2008.2.4763