Arthur Ramos e a rotinização da Antropologia através de seu ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2019.3.28480

Palavras-chave:

Arthur Ramos. Ensino de Antropologia. Ensino de Ciências Sociais. Antropologia brasileira. Pensamento social brasileiro.

Resumo

Arthur Ramos (1903-1949) foi um dos mais relevantes antropólogos brasileiros do século 20, não apenas devido à sua inestimável contribuição ao debate acerca das culturas afro-brasileiras, como também pelo seu papel no processo de institucionalização da Antropologia no Brasil, com destaque para a fundação em 1941 da Sociedade Brasileira de Antropologia e Etnologia (SBAE). Apesar do crescente interesse pelo seu legado intelectual, os esforços de revisita a seu trabalho pouco têm se dedicado ao processo de rotinização do conhecimento antropológico por ele desempenhado, principalmente a partir de sua atuação na Faculdade Nacional de Filosofia. Proponho-me neste trabalho analisar a rotinização do conhecimento antropológico a partir da atuação de Arthur Ramos como docente, partindo do exame de seus planos de curso, orientações para alunos etc., disponíveis para consulta no acervo da Biblioteca Nacional (BN). Trata-se de uma abordagem sobre a história da Antropologia brasileira que visa compreendê-la a partir de seu ensino, e não simplesmente a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas e das publicações daí resultantes.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Ufsc, Florianópolis, SC.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, PE, Brasil). Professor do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc, Florianópolis, SC, Brasil).

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Oliveira, A. (2019). Arthur Ramos e a rotinização da Antropologia através de seu ensino. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 19(3), 659–674. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2019.3.28480