A influência das campanhas nas eleições presidenciais: o papel da mídia

Autores

  • Felipe Borba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2008.2.4765

Palavras-chave:

Campanha, Eleições, Mídia

Resumo

A importância das campanhas eleitorais reside no fato de que se trata do momento privilegiado da relação entre os cidadãos e a política. É a hora em que as diferentes opções informam à sociedade sobre seu programa de governo, as principais medidas que pretendem impulsionar e que idéias estão por trás destas medidas. A pergunta é: são as campanhas capazes de afetar a percepção dos eleitores? O objetivo deste artigo é o de investigar o grau de influência das campanhas eleitorais na decisão do voto. A análise é restrita a apenas um segmento das campanhas, a cobertura eleitoral feita pelos jornais brasileiros, no contexto das eleições presidenciais de 2002. O artigo inicia com uma discussão a respeito da relação teórica entre eleitores e mídia nos momentos eleitorais. Em seguida, analisa o impacto da cobertura sobre a intenção de voto a partir de um critério que mede o tom das críticas por meio do saldo das matérias positivas e negativas publicadas durante a campanha. Concluímos, com base na aplicação de métodos descritivos e estatísticos, que o voto dado ao candidato Lula (PT) foi fortemente influenciado pela cobertura feita pelos jornais. Palavras-chave: Campanha; Eleições; Mídia

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Publicado

2009-01-20

Como Citar

Borba, F. (2009). A influência das campanhas nas eleições presidenciais: o papel da mídia. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 8(2), 300–322. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2008.2.4765