Desigualdades sociais, modernização da sociedade e “trabalho social" Considerações acerca do projeto do serviço social na "era da globalização"

Autores

  • Werner Thole

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2006.1.22

Resumo

O clima sócio-cultural nos países do hemisfério norte vem se tornando mais impetuoso e frio. Em muitos lugares, a arquitetura social está sendo colocada à disposição. Será que os países burgueses capitalistas do hemisfério norte estão se afastando de uma ordem estatal comprometida com o bem-estar social, aproximando-se de uma ordem exclusivamente presa às racionalidades do mercado capitalista? Nossa contribuição abordará estas questões em três passos. Primeiro, serão apresentados, de modo pontual, alguns diagnósticos referentes à atual situação social na Alemanha, confrontando-os com dados selecionados sobre a sociedade brasileira, no intuito de facilitar sua explicação. Num segundo passo, defenderemos a tese de que as transformações profundas nos países industrializados ocidentais são estruturalmente pouco diferentes em comparação com os processos de transformação que ocorrem nos “países emergentes”. E, finalmente, será tratado o significado dessas transformações sociais para o trabalho social. Palavras-chave: Desigualdades sociais; Bem-estar social; Globalização; Serviço Social; Alemanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-21

Como Citar

Thole, W. (2006). Desigualdades sociais, modernização da sociedade e “trabalho social" Considerações acerca do projeto do serviço social na "era da globalização". Civitas: Revista De Ciências Sociais, 6(1), 59–78. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2006.1.22