Pesquisa (ação) participante e convergências disciplinares Reflexões a partir do estudo do orçamento participativo no sul do Brasil

Autores

  • Danilo R. Streck Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16525

Palavras-chave:

Convergências disciplinares. Orçamento participativo. Diálogo de saberes. Disciplinas.

Resumo

O texto tem como premissa que a realidade social – como fenômeno multifacetado e em movimento – exige uma abordagem metodológica que permite identificar o objeto de investigação na tensão entre totalidade e especificidade. O conceito “convergências disciplinares”, emprestado de Orlando Fals Borda, sugere o encontro de disciplinas e de saberes não-disciplinares para a compreensão da realidade. Faz-se breve revisão histórica, abrangendo os trabalhos de Fals Borda (Colombia), Freire (Brasil) e do Tavistock Institute (Inglaterra). A perspectiva de convergência é exemplificada com a pesquisa sobre o orçamento participativo no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Na conclusão aponta-se para o desafio de uma nova relação com a realidade social que, por sua vez, implica uma nova relação com os diversos lugares de produção do conhecimento e uma nova relação destes lugares entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo R. Streck, Unisinos

Doutor em Fundamentos Filosóficos da Educação pela Rutgers University (New Jersey, EUA) e professor no PPG em Educação da Unisinos, em São Leopoldo, RS, Brasil. Entre suas publicações recentes estão A new social contract in a Latin American education context (Palgrave/McMillan) e Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia (org.) (Autêntica).
A pesquisa contou com apoio do CNPq e da Fapergs

Downloads

Publicado

2014-03-03

Como Citar

Streck, D. R. (2014). Pesquisa (ação) participante e convergências disciplinares Reflexões a partir do estudo do orçamento participativo no sul do Brasil. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(3), 477–495. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16525