Transformações na comunicação religiosa: análise dos dois modelos comunicacionais operantes no Brasil atual

Airton Luiz Jungblut

Resumo


Busca-se, através deste artigo, a análise da utilização de modernas tecnologias de comunicação por grupos e/ou indivíduos vinculados a religiões e religiosidades no Brasil atual. Isso será feito analisando-se tanto os Meios de Comunicação de Massa (MCM), como a emergente Comunicação Mediada por Computador (CMC). Também será dada especial atenção aos aspectos mercadológicos implicados nestes usos, já que, levando em conta esse fator interveniente, joga-se importantes luzes nesse processo que se pretende analisar. Como resultado ficou a convicção de que se trata de dois modelos de comunicação religiosa que possuem profundas “afinidades eletivas” com duas maneiras atuais de vivenciamento da religião: a religião institucionalizada das “firmas religiosas” e a religiosidade autônoma favorecida pelo individualismo atual.

Palavras-chave


comunicação religiosa; religião e comunicação; meios de comunicação de massawave, e religião; internet e religião; mercado religioso e comunicação

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2012.3.13010

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