A religião como comunicação na era digital

Enzo Pace, Giuseppe Giordan

Resumo


Na era digital, as ciências sociais da religião começaram a enfrentar o problema de estudar um fenômeno novo e complexo: a comunicação religiosa mediada pelo computador. A Sociologia precisa encontrar instrumentos, categorias e metodologias para analisá-lo. Neste ensaio, nos concentramos no estado da arte do fenômeno e, também, em discutir a terminologia e sugerir uma metodologia de classificação e algumas orientações de leitura. Na verdade, o ciberespaço não é uma questão de trazer ordem para o “infinito sem sentido do real”, mas de ter em conta que as realidades são, no mínimo, duas e que, a partir de muitos pontos de vista, elas não pertencem sempre ao mesmo “mundo”. A noção de religião oferece rígidas evidências sociolinguísticas para o pesquisador, talvez mal-apropriado para estudar as comunidades virtuais de crença, com limites efêmeros e mutáveis, grupos de pessoas reunidos apenas na rede, sem qualquer conexão real com o outro.

Palavras-chave


religião; comunicação; internet

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2012.3.13008

Direitos autorais 2016 Civitas - Revista de Ciências Sociais

ISSN-L: 1519-6089  -  e-ISSN: 1984-7289

Civitas - Revista de Ciências Sociais

....................................................................................................................................................................................................

Este periódico é membro do Cope (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas editoriales de revistas científicas brasileñas. Disponibilidad de depósito: Azul .

Copyright: © 2006-2019 Edipucrs