Pesquisa em organizações: por uma abordagem etnográfica

Autores

  • Pedro Jaime Junior

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2003.2.129

Resumo

Desde os anos 80 vem ocorrendo uma entrada vigorosa da antropologia em diferentes campos do saber. A abordagem antropológica e o "olhar antropológico" têm sido reivindicados por diversas áreas, entre elas os estudos organizacionais. A busca pela perspectiva antropológica está associada à utilização da etnografia, método de investigação originado no campo da antropologia a partir de pesquisas intensivas em sociedades “primitivas”. O recurso à etnografia pode levar ao aprofundamento do conhecimento acerca da realidade organizacional, na medida em que complementa os estudos levados a cabo através de outras posturas metodológicas. Entretanto, há o risco de uma certa banalização da etnografia, quando esta é tomada como uma simples técnica de pesquisa, descolada do contexto disciplinar no qual surgiu e onde vem sendo exaustivamente debatida. O propósito deste artigo é incentivar a utilização da etnografia na pesquisa em organizações. Para tanto, inicialmente empreende-se uma revisão sobre as discussões clássicas e contemporâneas que envolvem a prática etnográfica na antropologia. Em seguida, é apresentada uma síntese propositiva, na qual são destacados alguns cuidados que devem ser levados em conta na realização de pesquisas organizacionais de uma perspectiva etnográfica. Palavras-chave: Antropologia, etnografia, metodologia da pesquisa, estudos organizacionais

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Publicado

2007-05-03

Como Citar

Jaime Junior, P. (2007). Pesquisa em organizações: por uma abordagem etnográfica. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 3(2), 435–456. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2003.2.129