Organizações empresariais e ação política no Brasil a partir dos anos 80

Denise B. Gros

Resumo


O universo de representação de interesse empresariais no Brasil vem se diversificando nas últimas décadas com a criação de organizações que transcendem a natureza das federações ou das associações setoriais. Dentre elas, os Institutos Liberais se destacam pela especificidade de sua natureza: uma organização de doutrinação ideológica, de divulgação de uma vertente extremamente conservadora do liberalismo, aquela baseada na Escola Austríaca de Economia. O texto analisa o contexto político em que surgiram os Institutos Liberais e suas diferenças em relação a outras organizações de representação de interesses empresariais. Na segunda parte, apresenta-se as estratégias de ação que os Institutos Liberais adotam para difundir esse ideário entre segmentos selecionados das elites, especialmente os tipos de publicações e eventos organizados, bem como algumas das propostas de políticas públicas que formulam. Palavras-chave: Organizações empresarias; empresários e ação política; neoliberalismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2003.2.121

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