Abordagens ao aprendizado político

Autores

  • Paulo J. Krischke

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2002.2.101

Resumo

Há um reconhecimento crescente entre os cientistas políticos de que uma fonte principal para a conquista e o aperfeiçoamento da democracia é o aprendizado político por parte dos atores sociais e políticos. Contudo, a bibliografia especializada não considera satisfatoriamente como o aprendizado político reorienta os comportamentos e atitudes em apoio à democracia política e seu aperfeiçoamento. A presente proposta acata esse desafio, numa revisão teórica inicial das abordagens existentes ao aprendizado político no contexto da globalização. Num primeiro momento, considera as limitações da abordagem ao estudo das elites nos processos de democratização. Em segundo lugar salienta as dificuldades da teoria da modernização para enfrentar o tema, nos estudos sobre os públicos massivos. Mais adiante sugere as contribuições que uma abordagem inspirada nos trabalhos de Jürgen Habermas pode proporcionar ao estudo do aprendizado político. E conclui indicando certas interfaces temáticas a serem examinadas na bibliografia no contexto da globalização. À luz de resultados de uma pesquisa atualmente em sua fase final. Palavras-chave: Aprendizado político; cultura política; ação comunicativa.

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Publicado

2007-05-03

Como Citar

Krischke, P. J. (2007). Abordagens ao aprendizado político. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 2(2), 273–284. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2002.2.101