O lugar da comunicação na gestão educacional: dimensões possíveis e riscos de incomunicação

Autores

  • Rosângela Florczak Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Comunicação. Gestão Educacional. Dimensões. Incomunicação.

Resumo

Ao ser incluída como parte efetiva da gestão de uma organização educacional, a comunicação pode contribuir em diferentes dimensões. Tendo o diálogo e a mediação como princípios de intervenção, o saber da comunicação transcende a dimensão instrumental, agindo também no espaço pedagógico, no âmbito administrativo e na dimensão da sustentabilidade do sistema de ensino, escola de educação básica ou instituição de ensino superior. O presente artigo dialoga sobre o lugar da comunicação nas organizações educacionais. Considerando a sociedade aberta (WOLTON, 2006, 2010), na qual as incertezas tomam o lugar das verdades definitivas da modernidade, a escola encontra-se em verdadeiro turbilhão de mudanças. Mais do que nunca, a comunicação precisa superar-se para contribuir efetivamente na busca do diálogo e da construção de sentido para as mudanças necessárias.

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Biografia do Autor

Rosângela Florczak, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestre em comunicação Social / PUCRS. Gerente de Comunicação Corporativa da Rede Marista - RS

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Publicado

2011-12-31

Como Citar

Florczak, R. (2011). O lugar da comunicação na gestão educacional: dimensões possíveis e riscos de incomunicação. Caderno Marista De Educação, 8. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37207

Edição

Seção

Artigos