Educação e informação na sociedade do conhecimento no século XXI: algumas considerações acerca dos mediadores da informação

Autores

  • Clériston Ribeiro Ramos Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
  • Deise Parula Munhoz Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
  • Helena Maria da Silva Piñeiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS
  • Thiago Lopes da Silva Wyse Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Palavras-chave:

Mediação da informação. Sociedade do conhecimento. Educação.

Resumo

Com o crescimento da quantidade de publicações se fez necessário preparo de recursos humanos para fazer a mediação, que aqui conceituamos como “mediadores da informação”. Este artigo se propõe a discutir brevemente acerca dos mediadores da informação na Sociedade do conhecimento, com foco na sua ação educativa na contemporaneidade. Foi realizada revisão de literatura sobre os temas concernentes. Este texto busca incitar o assunto, mas ainda há muitas nuanças a serem discutidas, tendo em vista a atualidade dos conceitos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clériston Ribeiro Ramos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Professor substituto do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bacharel em Biblioteconomia pela FURG.

Deise Parula Munhoz, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Graduando do 6º semestre do curso de Biblioteconomia – FURG

Helena Maria da Silva Piñeiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Graduando do 6º semestre do curso de Biblioteconomia – FURG e auxiliar de biblioteca da Rede Marista Rio Grande do Sul.

Thiago Lopes da Silva Wyse, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS

Graduando do 6º semestre do curso de Biblioteconomia – FURG.

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina Louzada; KANISKI, Ana Lúcia. A sociedade do conhecimento e o acesso à informação: para que e para quem? Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 33-39, set./dez. 2000.

ISSA, Maria Helena Cuppari. A competência do educador na pauta do novo milênio. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 94-100, 2001.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

SHEDROFF, Nathan. Information interaction design: a unified field theory of design. In: JACOBSON, Robert (org.). Information Design, London: MIT Press, 1999.

SILVA, Alzira Karla Araújo da. A sociedade da informação e o acesso à educação: uma interface necessária a caminho da cidadania. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 1, n. 2, 2001. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/295/218>.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Ramos, C. R., Munhoz, D. P., Piñeiro, H. M. da S., & Wyse, T. L. da S. (2010). Educação e informação na sociedade do conhecimento no século XXI: algumas considerações acerca dos mediadores da informação. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36954

Edição

Seção

Artigos