A literatura na construção do pensar: atividades interdisciplinares no ensino médio

Autores

  • Sílvia Lúcia Moreira Caporlíngua Colégio Marista São Francisco, Rio Grande, RS

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Leitura. Reflexão.

Resumo

Através de um projeto interdisciplinar, que envolveu Literatura e Filosofia, buscou-se identificar nos conteúdos desses componentes curriculares uma leitura reflexiva acerca de valores, atitudes, características de indivíduos e de sociedades em tempos e espaços diferenciados, bem como a presença da Filosofia em textos literários. Os dados foram coletados no terceiro trimestre de 2008, com alunos na faixa de 14 a 16 anos, cursando o 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Marista São Francisco da cidade de Rio Grande, RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Lúcia Moreira Caporlíngua, Colégio Marista São Francisco, Rio Grande, RS

Graduada em Letras com habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira no Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande, RS.

Referências

ARETÉ Educar: o ensino de filosofia a partir da Literatura infantil. Disponível em: <http://areteeducar.blogspot. com / 2007 / 09 / o- ensino- de- filosofia - partir -da.html>. Acesso em: 02 fev. 2008.

PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL. Comissão de Educação. Projeto Pedagógico Marista. Porto Alegre, [200-]. 36 p.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: <http://www.universodoconhecimento.com.br/artigos/os-sete-saberes-necessarios-a-educacao-do-futuro-2>. Acesso em: 25 jan 2008.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Caporlíngua, S. L. M. (2010). A literatura na construção do pensar: atividades interdisciplinares no ensino médio. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36951

Edição

Seção

Artigos