AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO PARQUE AMBIENTAL ENCONTRO DOS RIOS, EM TERESINA, PIAUÍ

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto de Educação Superior do Brasil - IESB
  • Denílson da Silva Rocha Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Teresa Cristina Ferreira da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Impactos, Piauí, Parque Ambiental Encontro dos Rios.

Resumo

Ao longo do processo de evolução histórica, o ser humano tem explorado os recursos naturais disponíveis no meio ambiente. A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, essa exploração se intensificou e impeliu à natureza uma carga de exploração muito intensa. Neste sentido, os gestores públicos tomaram algumas medidas almejando a manutenção dos recursos naturais. Nesse trabalho, dotado de relevância socioambiental, identificaram-se as transformações ocorridas na região do Parque Ambiental Encontro dos Rios. Este está localizado na cidade de Teresina, Piauí, e foi criado com o objetivo de preservar o meio ambiente e fornecer à sociedade um espaço de lazer. Neste presente estudo procurou-se identificar modificações antrópicas e/ou naturais provocadas ao parque. Para alcançar a proposta deste trabalho, procedeu-se a um levantamento bibliográfico pertinente à questão ambiental e, posteriormente, a investigação in loco da área pesquisada. Constatou-se durante as observações em trabalho de campo que o parque dispõe de infra-estrutura que visa atender a preservação ambiental, bem como o lazer dos visitantes e o turismo. Além disso, possui quiosques e um restaurante flutuante. No tocante ao aspecto ambiental, o parque encontra-se conservado. Entretanto, é importante apontar alguns pontos como a erosão natural provocada pelo rio Parnaíba em sua margem esquerda e também destruição da mata ciliar em ambas as margens do referido curso d’água. Enfatiza-se que toda e qualquer medida ambiental ou econômica deve ser tomada através de um planejamento, abrangendo interesses referentes à conservação dos recursos ambientais, sócio-culturais e econômicos.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto de Educação Superior do Brasil - IESB

Sou graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2004-2008) e Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2004-2010). Atuando na area ambiental / organização espacial.

Denílson da Silva Rocha, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI; Pós-Graduado em Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Teresa Cristina Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UESPI; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

Artigos