Sobre a Revista

BELT – Brazilian English Language Teaching Journal teve seu início em 2010 com a chancela da PUCRS, através da Edipucrs, sob a coordenação das professoras Cristina Lopes Perna (PUCRS) e Simone Sarmento (UFRGS). A motivação para a criação da revista surgiu a partir dos encontros entre as Associações de Professores de Inglês dos Estados do Sul (APIRS, APLISC e APLIEPAR). Nessa ocasião, a BELT iniciou somente com publicações sobre o ensino de Língua Inglesa e, em 2014/2, a revista passou a publicar também artigos sobre Português como Língua Adicional.

Nossa missão é mostrar a pesquisa de qualidade que tem sido realizada nos processos de ensino-aprendizagem, os quais envolvem língua portuguesa e língua inglesa como idiomas adicionais ao redor do mundo. Isso é feito a partir de variadas perspectivas teóricas e metodológicas. Publicado em fluxo continuo, o periódico recebe e publica artigos originais, resenhas de livros, entrevistas e atividades didáticas.

Textos submetidos passam por uma avaliação inicial pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo, serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com eles a decisão final. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação, são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, assim como os nomes dos autores, perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Fluxo contínuo.

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

Template para publicação 

A revista BELT segue o padrão de estilo APA e os autores devem considerá-lo para submissão de seus artigos. O tutorial da APA está disponível em:estilo APA 7

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

  • Área principal: Letras/Linguística
  • Qualis: A3
  • Período: 2017-2020