Academic reading and critical worldview: an analysis of a task

Authors

  • Abel dos Santos Prates Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

leitura-em-língua-inglesa, estratégias-de-leitura, desenvolvimento-de- tarefas, leitura-crítica

Abstract

O presente estudo tem como foco a análise de uma tarefa de revisão submetida a alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), como ênfase na leitura. No processo, foi dado destaque à leitura crítica, sendo esta vista como uma atividade social. Algumas ideias a respeito de leitura trazidas por Gibbons (2002), Luke e Freebody (1990), Marcuschi (2001 b) e Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (2009) foram contempladas no desenvolvimento da tarefa e após sua realização, foi possível constatar que uma boa tarefa, além de proporcionar o uso social de um texto, evita traduções mecânicas e grandes problemas de compreensão. Sendo assim, estudos como este são importantes na construção de materiais para tal modalidade de ensino e ainda uma fonte de reflexão.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2014-04-13

How to Cite

Prates, A. dos S. (2014). Academic reading and critical worldview: an analysis of a task. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 4(1), 46–57. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/view/13395

Issue

Section

Article