A representação de língua e aprendizagem do sujeito-aprendiz do inglês para aviação

Authors

  • Malila C. Almeida Prado Universidade São Paulo

Keywords:

inglês para aviação, língua materna e estrangeira, falante nativo e não nativo, ensino-aprendizagem.

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo, baseado na Análise do Discurso da escola francesa, sobre a imagem que o aprendiz do inglês para aviação, especificamente o piloto, tem sobre a língua inglesa e o seu ensino, para que, ao identificarmos as formações imaginárias (Pêcheux, 1962) que permeiam suas representações, detectemos maneiras de (re)construir o ensino-aprendizagem do sujeito-aprendiz em questão. Consideramos, também, a argumentação apresentada por Prasse (1997) sobre o desejo da língua estrangeira, e discutiremos as diferenças entre língua materna e estrangeira e falantes nativos e não nativos.

Author Biography

Malila C. Almeida Prado, Universidade São Paulo

Mestranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês no DLM / USP.

Published

2012-11-09

Issue

Section

Aviation and Language