Monitoramento Metacognitivo de Crianças de Acordo com o Nível de Desempenho em Medidas de Capacidades Intelectuais

Marília Zampieri, Patrícia Waltz Schelini

Resumo


O monitoramento metacognitivo tem um papel importante para que os indivíduos obtenham informações a respeito do seu próprio funcionamento cognitivo e pode ser avaliado por meio da formulação de julgamentos, que são estimativas a respeito do desempenho apresentado. No presente estudo, o monitoramento metacognitivo de 44 crianças do quinto ano do Ensino Fundamental foi investigado durante a realização de três subtestes de uma bateria de inteligência, cujo referencial é o Modelo Cattell-Horn-Carrol. O objetivo foi investigar a relação entre as medidas de monitoramento de acordo com o nível de desempenho nas tarefas propostas. Os resultados indicaram que a amostra já apresentava habilidades de monitoramento metacognitivo e algumas medidas de monitoramento mostraram-se significativamente melhores entre os participantes com desempenho mais alto nos subtestes. Os dados são relevantes para confirmar, na população nacional, as informações da literatura internacional, e também para discutir a importância do incentivo e estímulo ao treinamento das habilidades metacognitivas.


Palavras-chave


Metacognição; monitoramento metacognitivo; medidas metacognitivas; medidas intelectuais; modelo CHC.

Texto completo:

PDF




e-ISSN: 1980-8623

ISSN-L: 0103-5371

*********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS