Prova Brasil: o que esse instrumento de avaliação nacional vem "provar"?

Carla Netto, Isabela Mascarenhas Antoniutti de Sousa, Flavia da Silva Castro

Resumo


Resumo

Garantir que se tenha um processo de ensino e aprendizagem com qualidade é imprescindível e crucial para a cidadania e igualdade de oportunidades na sociedade. Este trabalho apresenta como objeto de estudo a avaliação da qualidade da educação do Ensino Fundamental. Tem como objetivo verificar e analisar a visão dos professores do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas acerca da validade da aplicação da “Prova Brasil”, como instrumento avaliador da qualidade em Educação. Como referência teórica recorre aos estudos de Juliatto (2005), Cave (1988), Millard (1983), Fletcher (1995) e outros. A pesquisa de abordagem qualitativa envolveu sete professores de quatro escolas da rede pública municipal e estadual de ensino. Como instrumento de pesquisa fez uso de entrevistas semi-estruturadas. A análise das informações obtidas através da pesquisa de campo foi realizada de acordo com a abordagem análise textual discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A partir dos resultados da pesquisa conclui-se que a avaliação da qualidade como propulsora da garantia de qualidade precisa ser entendida na perspectiva de romper com o conceito de regulação atribuído ao conhecimento e à avaliação.
Palavras-chave: Prova Brasil. Avaliação. Qualidade.

Abstract

Ensure that you have a process of teaching and learning quality is imperative and crucial to citizenship and equal opportunities in society. This paper presents an object of study to evaluate the quality of education of elementary school. Aims to verify and analyze the views of teachers in the 5th year (4th grade) of public elementary schools on the validity of applying the "trial Brazil" as a tool in evaluating the quality of education. As a reference uses the theoretical studies Juliatto (2005), Cave (1988), Millard (1983), Fletcher (1995) and others. The qualitative study involved seven teachers from four schools of public health system and state education. The research instrument made use of semi-structured interviews. The analysis of information obtained through field research was carried out according to the discursive approach to textual analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi (2007). From the results of the research concluded that quality assessment as driving quality assurance needs to be understood in terms of breaking with the concept of regulation assigned to knowledge and evaluation.
Keywords: Brazil Exam. Evaluation. Quality.

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e-ISSN: 2179-8435

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Avaliação do Qualis CAPES - 2015

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - B2

ÁREA CAPES – Ensino

CLASSIFICAÇÃO – B1


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REDIB 

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