Uma discussão sobre a contribuição das mulheres na disputa por soberania alimentar - A discussion about the contribution of women in the struggle for food sovereignty

Newton Narciso Gomes Jr, Erica Ramos Andrade

Resumo


Este artigo discute as possíveis contribuições das mulheres na luta pela construção da soberania alimentar. A metodologia consistiu na revisão teórica associando a categoria racionalidade à luta e interesse das mulheres do campo pela alimentação. Como resultado, obteve-se que, não obstante a histórica falta de visibilidade acerca do papel das mulheres na agricultura, sua postura como sujeitos políticos tem permitido afirmar sua identidade e articular seus interesses, inclusive na disputa por soberania alimentar. Partindo desses resultados, acredita-se que a articulação das mulheres pode trazer ganhos ao desestabilizar os papéis tradicionais de gênero no campo e defender seus interesses no âmbito da agricultura familiar.

Palavras-chave


Mulheres Camponesas. Questão Agrária. Soberania Alimentar. Agricultura Familiar.

Texto completo:

PDF



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Textos & Contextos (Porto Alegre)
eISSN: 1677-9509
DOI: 10.15448/1677-9509
Avaliação do Qualis CAPES - 2016
Área Capes - Serviço Social
Classificação: A2
E-mail: textos@pucrs.br
 
 
Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul
 
 
Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS