Lugares de Apropriação em Social Network Games: Construindo Identidades por meio do Entretenimento

Rebeca Recuero Rebs

Resumo


Os social network games dão suporte para a visualização de lugares virtuais que possibilitam com que usuários interajam com o ambiente, modificando-o e apropriando-o conforme seus gostos. Isso implica em um agir personalizado, caracterizando o jogo de cada gamer. Assim, busca-se compreender que lugares são estes e como eles podem apresentar possíveis facetas identitárias destes jogadores. Para isso, realizou-se uma observação participante pelo período de dois anos (de junho de 2010 a junho de 2012) em jogos do Facebook que foram divididos em duas categorias: construção de mundos e participação em mundos. Com este estudo, observou-se a existência de espaços onde o sujeito pode modificar e personalizar o ambiente, indicando facetas de sua identidade. Eles são: o eu virtual, as interações sociais, o território virtual e os bens virtuais.

Palavras-chave


Comunicação; Cibercultura; Social Games; Jogos Digitais; Práticas sociais virtuais; Identidade Virtual; Site de Redes Sociais; Apropriação Social.

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ISSN-L: 1516-9294

e-ISSN: 1980-3710



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