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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação na revista Educação:

1. Educação publica a produção científica e acadêmica sobre a educação, bem como o debate relacionado com a questão educativa em diálogo com outras áreas. Reserva-se o direito de não publicar artigos do mesmo autor num período de até um ano.

 

2. Os trabalhos encaminhados à publicação devem ser inéditos, tanto em meios impressos como eletrônicos. O prazo para comunicação da aceitação ou recusa de artigos varia em função da complexidade da avaliação. 

 

3. A revista publica trabalhos em português e espanhol.

 

4. A revista é constituída através das seguintes seções:

– artigos e ensaios inéditos que resultem de pesquisas e debates sobre diferentes abordagens da questão educativa;

 – resenhas e traduções de textos: resenhas de livros nacionais publicados nos dois últimos anos e de livros estrangeiros publicados nos últimos quatro anos. As traduções devem ser inéditas, acompanhadas de autorização do autor, e/ou editora;

 – dossiês temáticos sobre temas relevantes, proposto pelo Conselho Editorial ou por pesquisadores interessados com reconhecido mérito na comunidade acadêmica. Quando há dossiês, é incluída a seção Outros temas para atender a demanda de fluxo contínuo e temáticas não referentes ao dossiê;

–  entrevistas.

 

5. As contribuições encaminhadas serão submetidas previamente à análise da Equipe  Editorial. Aquelas que não condizerem com os critérios mínimos da revista não serão aceitas. As  demais  serão encaminhados  para dois parecistas ad hoc, constituídos de pesquisadores reconhecidos  e provenientes de diferentes universidades e instituições científicas. A avaliação dos pareceristas  levará em consideração a política editorial da revista expressa  seguintes critérios: relevância para a educação, originalidade no tratamento do tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação do problema e qualidade do texto. O nome dos autores, dos  parecristas e das instituições permanecerão em sigilo durante todo o processo.

 

6. Quanto à submissão online: os originais devem ser submetidos pelo site da revista na internet, na URL http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced. Os artigos não devem trazer os dados de identificação no corpo do texto. Os dados de identificação do autor devem ser digitados no campo apropriado da submissão, incluindo nome completo do autor e/ou autores, titulação, cargo ou função, atividade principal exercida, vinculação institucional (se houver), endereço completo para correspondência (incluindo cidade, estado e país) e e-mail.

 

7. Quanto à apresentação formal, os artigos devem ser digitados em processador de texto Word for Windows ou compatível, ter aproximadamente de 15 a 20 páginas, em formato de papel A4, fonte 12, espaço 1,5, incluindo figuras, tabelas e referências.

Quando houver citações com mais de três linhas, deve ser usada fonte 10. As resenhas devem ter entre 2 e 5 páginas. Na redação do original deve-se seguir a seguinte estrutura:

- Título do trabalho, que   deve  conter até  15 palavras.

- Resumo, em parágrafo destacado, antes do texto, oferecendo síntese do conteúdo, de 8 (oito) a 12 (doze) linhas, que expresse com clareza e concisão o tema tratado. Devem constar também palavras-chave, entre  3 (três) e  5 (cinco). O resumo, as palavras-chave e o título também devem constar em inglês e espanhol. Para uma adequada definição das palavras–chave, sugerimos consultar os  sites do INEP e UNESCO;  http://portal.inep.gov.br/pesquisa-thesaurus e http://databases.unesco.org/thesaurus/

- Referências, que devem obedecer a NBR-6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. No caso das referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula.

Quando a obra referenciada tem mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. O(s) autor(es) são responsáveis pela exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto. Alguns exemplos de referências:

 

 Livros (um autor)

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

 

Livros (dois autores)

ORTEGA, Pedro; MÍNGUEZ, Ramón. La educación moral del ciudadano de hoy. Barcelona: Paidós, 2001. 

 

Capítulos de livros

EIDAM, Heinz. Educação e maioridade em Kant e Adorno. In: DALBOSCO, Claudio Almir; FLICKINGER, Hans-Georg (Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez; Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2005. p. 104-137.

 

Artigos de periódicos

OELKERS, Jürgen. A educação para o bem: potencial de legitimação da pedagogia geral. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 213-236, jan./abr. 2006.

 

Documento em meio eletrônico

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; TREVISAN, Amarildo Luiz. Educação, formação cultural e pluralidade de perspectivas, entre outros (en)cantos das sereias. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, dez. 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400012> . Acesso em: 28 abr. 2010. 

 

Documentos jurídicos

 BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 de dez. Seção 1, p. 29514. 8.

 

- Gráficos e ilustrações (se houver) – Para reimpressão de ilustrações (fotografias, quadros, telas, entre outros), extraídas de outras fontes, deve ser indicada a origem da referência e anexadas à matéria, as autorizações da fonte e do autor. 

 

 9. As citações no corpo do trabalho devem seguir a indicação do nome do(s) autor(es), ano de publicação e paginação.

Ex: (PAIVA, 2006, p. 115)

 

10. A revista não aceita colaborações que em seu conteúdo expresse qualquer tipo de propaganda econômica, comercial, político-partidária, profissional ou de outra natureza, reservando-se o direito de exigir respeito à ética, rigor científicos e isenção quanto a conceitos teóricos ou práticos de cunho técnico-científico.

Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Confirmo a leitura e a aceitação das Normas indicadas.
 

Declaração de Direito Autoral

Com base no disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, AUTORIZO, COM EXCLUSIVIDADE, a publicação da presente obra no acervo da Biblioteca Digital da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sediada na Av. Ipiranga 6681, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com registro de CNPJ 886304130002-81, bem como em outras bibliotecas digitais, nacionais e internacionais, consórcios e redes às quais a biblioteca da PUCRS possa vir a participar, sem ônus alusivo aos direitos autorais, a título de divulgação da produção científica. A aceitação da matéria implica, também, na autorização e exclusividade de publicação para a revista Educação. Assegura-se à PUCRS o direito à divulgação da informação e os direitos autorais, na forma da Lei. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 


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Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

eISSN 1981-2582
ISSN 0101-465X

Avaliação do Qualis CAPES - 2012
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

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